Moradores do bairro de Pirajá, em Salvador, reclamam de transtornos causados pela falta de fornecimento ou pressão da água há meses em localidades e ruas do bairro. Eles contam que precisam armazenar água em galões e baldes para as necessidades básicas. Os problemas ocorrem na Rua Oito de Novembro, Vinte e Quatro de Agosto, Travessa Ferreira (Rua da Q´boa), Travessa Rocha, região da Sapolândia e outras localidades.
O aposentado João Luiz da Silva, morador da Rua Oito de Novembro, precisa comprar galões de água mineral todos os dias. Ele diz que procura a Embasa, mas não obtém resposta sobre o retorno do fornecimento.
“Dizem que ninguém ligou e procurou. Uma desculpa que não convence ninguém”, reclama.
A dona de casa Gleici dos Anjos diz que precisou comprar uma caixa d’água com capacidade para 500 litros. Ela ainda guarda água em três baldes para abastecer a família.
“Comprei no sábado porque já tinha dez dias sem água. Tinha que acordar 2h da madrugada. Fica aquela água mínima na torneira”, reclama.
A reclamação de moradores de algumas localidades do bairro de Pirajá, já vem há algum tempo. É o caso da localidade do Conjunto Pirajá 1, a situação estava tal caótica, que os moradores junto à Associação de Moradores já estavam se mobilizando para abrirem um processo judicial. No entanto, após várias reuniões com a Embasa, a situação aparentemente foi amenizada, mas a empresa continua realizando reparos na região e alguns moradores ainda reclamam sobre a falta de água.
Na Rua Vinte e Quatro de Agosto, a situação é parecida. Em alguns momentos, a água até chega às torneiras, mas não tem força para subir para as casas. Com 74 anos, a aposentada Maria de Lourdes, precisa subir e descer escadas várias vezes por dia para conseguir água.
“É muito difícil. Tem dia que não durmo de noite de tanta dor”, diz Dona Maria.
Uma Creche Comunitária do bairro inclusive, chegou ao ponto de ter que comprar bomba d´água, para que as crianças não ficassem sem este bem natural e essencial para a vida.
Moradores também dizem que já entraram em contato com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), responsável pelo serviço, várias vezes, mas até agora não foram informados de quando o problema vai ser resolvido.
O Informe Pirajá em três tentativas de contato com a Embasa, sendo duas por email e a última por telefone, obteve a seguinte resposta no último dia 17 deste mês:
“A Embasa informa que o fornecimento de água na Travessa Ferreira, no bairro de Pirajá, foi regularizado após manutenção na rede distribuidora que abastece os locais concluída no sábado (15). A empresa vai verificar a reclamação dos moradores da Rua Vinte e Quatro de Agosto e da Rua Velha de Pirajá.”
Orientação: Uma moradora em contato com o Informe Pirajá, nos deu uma ótima informação. Quem estiver sofrendo com a falta de água, após ligar e registrar o protocolo de atendimento com a Embasa, entre em contato com a AGERSA, Agência do Governo que Regulamenta a água da Bahia, através do telefone: 0800 075 3226. É uma forma, pois a Embasa passa a atender de forma prioritária as reclamações.
Não é primeira vez que tal situação ocorre no bairro. Em outubro, também divulgamos aqui uma matéria sobre a falta de água em uma rua do bairro.
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Informe Pirajá
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